sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Capítulo I

Querido diário, será que sou o primeiro cão a ter um diário? Não tenho certeza: Nasci num sitio perto de uma grande e próspera cidade que já foi conhecida por inúmeros títulos, com um passado cheio de Glórias, Beneditos e aparecidas.
Ainda não conheço tão belo lugar, mas parece que meu dono está de mudança, espero que ele não me abandone, pois desde meu nascimento ele é a figura central em minha vida.
Foi ele quem me ensinou a dar a patinha, a caçar jacus e a vigiar a casa. Minha dona, a quem chamo de simpática é fogo. Quando sorri para alguém, cuidado, ta querendo armar uma arapuca ou obter vantagens. A vizinhança a chama de pitbul. Na frente dos outros elogia-me, sozinha fala palavrão, critica as pessoas e me bate, isso é, age como todas as simpáticas, falsa desde as sandálias havaianas piratas até a cor dos cabelos tingidos.
Aqui no sitio a vida corre mansa, tem muito divertimento para um cão esperto como eu. Sou um cachorro adolescente, já faço xixi levantando a perninha e obedeço a simpática em tudo, lógico, senão me ferro. Conheço uma porção de bichos do mato, tipo cateto, porco espinho, tamanduá, bugio, macaco prego, paca, capivara, tucano, uma variedade imensa de pássaros e cobras.
Meu dono é muito estudado, parece que fez uma tal de escola rural e estudou até a quarta série. Vai ser ajudante de pedreiro na cidade grande, é seu maior sonho e vive dizendo:
- Já pensou que beleza, bingo! Ajudante de pedreiro! Logo logo viro profissional e vou construir escolas, hospitais, edifícios, que maravilha!
Eu também sonho com a cidade grande e imagino como seja. Ruas limpas e seguras sem buracos e lama, pessoas educadas com temor de cuspir na calçada, criançada na escola ou praticando atividades físicas. Todo o mundo com seu empreguinho, nada de pedintes e mendigos assediando os outros, praças bem tratadas, árvores enfeitando as ruas, comércio próspero, policia fazendo um belo trabalho de segurança, evitando roubos e assaltos, não vejo a hora da mudança. Ah, o nome da cidade é lindo... chama-se Iguape.
Querido diário, nas próximas páginas quero contar tudo que vou descobrir sobre este aprazível local. Tchau!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

EM BREVE


AS AVENTURAS DO CÃO BINGO, NOSSO NOVO COLUNISTA
Desenho de Manoela Reis